Blog

O inverno está a chegar… conheça os cuidados para armazenar a sua moto

on 25 de Outubro, 2023

Ah… Inverno. Os meses mais frios estão de volta. E como aficionados por motos e pela sua segurança, deixamos-lhe algumas dicas para um armazenamento correto da sua amiga nesta fase de “hibernação”. Talvez nunca preparaste a tua moto para o inverno. Ou então já sabes o que a casa gasta, mas precisas de um reavivar de memória. Fica atento, são 3 minutos de leitura!

  1. Começa por limpar a tua moto

Enquanto a conduziu até agora nestes meses “menos tristes” para a sua companheira, certamente muita sujidade e substâncias corrosivas, como sal ou cloreto de magnésio, acumularam-se na moto. Estes podem causar grandes danos à superfície se ficarem muito por limpar. Se já guardou a mangueira, pode sempre utilizar um pano e um spray de limpeza para a limpar. Uma camada de WD-40 nas peças metálicas, com exceção dos travões (estes requerem lubrificantes específicos), e uma camada de cera nas superfícies pintadas oferecem uma camada protectora nos tempos de inatividade.

2. Carrega a bateria

Já viu o que era estar ansioso para dar uma voltinha após meses parada, e quando dá por ela, a bateria está descarregada… Elas tendem a descarregar ao longo do tempo e convém ir verificando o nível de água nos eletrólitos da bateria. Esta evapora gradualmente e se o nível cai muito, as placas da bateria podem ficar expostas ao ar e causar uma sulfatação na bateria, danificando-a. Adicione água destilada às células onde o nível é baixo e por favor, não utilize água da torneira porque é composta por minerais que podem aumentar o processo de sulfatação.

Utilize um carregador de bateria de 12V, exclusivo para o uso em motos, que ajudará a manter a carga da bateria durante o seu armazenamento. Se optar por guardar a moto longe de uma fonte de energia, é recomendável que retire a bateria e a armazene num local fechado, fresco e seco. Aconselhamos a armazená-la num local elevado para evitar contacto direto com o chão frio, que pode acelerar a descarga da bateria.

3. Atenção ao combustível

O armazenamento a longo prazo exige uma atenção especial ao combustível. A abordagem ideal varia dependendo do tipo de sistema de combustível da sua moto.

Se a moto utiliza carburadores para a combustão, é aconselhável esvaziar completamente o tanque de combustível antes de guardar. Depois, antes de encher o depósito novamente, adicione um estabilizador de combustível para que seja distribuído de maneira uniforme. Isto vai ajudar a prevenir a decomposição do combustível e a formação de verniz.

No entanto, se a sua moto já é mais moderna, certamente está equipada com injeção eletrônica, e portanto a abordagem será diferente. Neste caso, recomendamos que armazene a moto com o depósito de combustível cheio. Isto ajuda a evitar a formação de condensação interna no tanque de combustível.

Verifique também o líquido do circuito de refrigeração do motor. Se a última troca de refrigerante da moto ocorreu há mais de dois anos ou 40.000 km, é recomendável substituir o líquido.

4) Troca de óleo

Antes de guardar a sua moto para o inverno, é recomendável realizar uma troca de óleo do motor. Isto porque durante os meses que conduziu, é provável que tenham sido acumulado ácidos no óleo do motor. Estes são corrosivos e podem criar danos após uma hibernação no inverno.

Para além da troca de óleo, considere também verificar os líquidos dos travões e o anticongelante, se aplicável, pois podem atrair humidade durante o armazenamento e levar à oxidação de partes críticas dos travões.

Consulte o manual de utilizador fornecido pelo fabricante para obter informações específicas sobre o tipo de óleo recomendado e outros cuidados com o motor. Ao tomar estes passos, estará a garantir que o motor permanecerá limpo e saudável para quando voltar à estrada.

5. Os pneus também importam

Pode parecer exagerado, mas os pneus devem ser calibrados com a pressão adequada antes de guardar a sua moto. Sendo que estes não convêm estar na mesma posição por muito tempo, o ideal era utilizar um cavalete ou um suporte para elevar a moto. Senão, deverá movê-la periodicamente para que não causem pontos planos.

 

Carlos GomilaO inverno está a chegar… conheça os cuidados para armazenar a sua moto