Sempre se questionou se o seu carro atrai os ladrões?
Vamos começar por discutir quais os objetivos do ladrão quando rouba um veículo. Os principais objetivos passam pela revenda do próprio carro ou das peças do mesmo. O ladrão prefere os veículos que serão mais dificilmente identificados pela polícia e avaliam a sua utilidade para utilização em outros crimes. Dada a finalidade dos carros roubados, há certas caraterísticas que não se encaixam naquilo que para os ladrões é um carro atrativo.
Dada a impossibilidade de questionar um ladrão sobre as suas últimas opções no que toca a um veículo, apresentamos-lhe algumas variáveis que normalmente deixam o seu carro menos apetitoso para os ladrões.
1- CORES FORTES
Se pensarmos bem, dificilmente um carro colorido se encaixaria nos objetivos de um ladrão na hora de roubar um carro. Os carros coloridos são mais facilmente identificados pela polícia e, tendo em conta o gosto peculiar, dificilmente são revendidos.
Carros brancos, pretos ou prata são os preferidos pois são os mais procurados e dada a sua cor neutra, mais dificilmente identificados pela polícia.
2- CARROS DE LUXO
No que toca à sua identificação, os carros luxuosos são facilmente identificados. Dado o seu valor, um carro de luxo é um carro que chama a atenção por onde passa. Para além disso, os ladrões sabem que a probabilidade de estes carros terem sistemas de segurança instalados é muito alto.
3- CARROS BÁSICOS E ACESSÓRIOS
Um carro básico é revendido a um preço menor. As peças são mais baratas e os acessórios muito menos sofisticados. Os ladrões preferem roubar os carros mais equipados para depois utilizarem as peças nos carros mais básicos, deixando-os mais equipados. Rádios originais são pouco procurados uma vez que raramente funcionam noutra marca de veículos.
Os carros com muitos acessórios são os preferidos devido à alta procura no mercado paralelo.
4- RODAS
Se um ladrão estiver em dúvida entre dois carros do mesmo modelo, ele optará pelo que tiver as rodas em melhores condições.
5- PICKUPS E SUVS A GASOLINA
Os modelos movidos a gasolina são menos procurados que os movidos a gasóleo. O motor a diesel é mais caro e por isso mais procurado no mercado paralelo.
6- DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA
Se o ladrão desconfiar que o seu carro está equipado com um sistema de segurança GPS, é provável que este desista do roubo. A probabilidade de ser apanhado através da localização ou bloqueio do carro é muito alta.